terça-feira, 2 de agosto de 2011

APP organiza encontro na Tríplice Fronteira

Coletivo de funcionários busca trocas de experiências educacionais entre países.

Nos dias 4 e 5 de agosto acontecerá o Encontro com Educadores do Paraná, Paraguai e Argentina. A iniciativa é do Coletivo de Funcionários da APP, que levará seus representantes junto aos secretários Educacionais dos núcleos sindicais do estado - são cerca de 100 brasileiros que participarão. O objetivo é iniciar um processo de intercâmbio e integração para socializar experiências na organização dos trabalhadores em educação e no desenvolvimento de políticas de valorização da educação pública e dos educadores.

A abertura será em Foz do Iguaçu, com a delegação brasileira. Valdivino de Moraes, secretário de Funcionários da APP, falará sobre a organização sindical de professores e funcionários, gestão, formação e valorização profissional, além de plano de carreira. Janeslei Albuquerque, secretária Educacional, falará sobre currículo e organização do trabalho pedagógico e das políticas nacionais de educação.

Segundo Valdivino, "Vamos contextualizar a história da educação brasileira, principalmente em relação ao reconhecimento dos funcionários da educação, e também será contextualizado a história da educação na América Latina, para que participantes tenham uma base de conhecimento para poder se integrar nas discussões que serão feitas com os educadores dos outros dois países".

Depois de Foz, haverá um encontro no Paraguai e outro na Argentina. A missão é levar e buscar informações e experiências de políticas educacionais nos países da tríplice fronteira.

Nenhum comentário: